20070203

Aborto e Ética


A ética é o palco argumentativo onde se diz desenvolver toda a argumentação pró-feto dos defensores do não no próximo referendo ao aborto. Caso paradigmático é o de Sarsfield Cabral no DN de hoje (que se deveria ler em paralelo com as excelentes observações de JPP no Abrupto). Atrás do selo ético se desenvolve uma vez mais um tipo de argumentação que é racional na forma mas preconceituosa no fundo. Ainda assim se agradece o tom tolerante e aberto de Sarsfield já que nem sempre é regra. No entanto quando Sarsfield ataca tendências sexuais, perfeitamente compatíveis com o respeito pela liberdade e dignidade daqueles que delas participam (e não se fala aqui da pedofilia é claro), definindo estes comportamentos como imorais ou amorais, termina por dar crédito a todos quanto vemos demasiado catolicismo e pouca ética nos discursos defensores do não. Mais tarde Cabral Sarsfield coloca a discussão no lugar de sempre, entre a defesa da liberdade da mulher e o direito à vida do feto. Acontece que por mais voltas que se dê ao assunto, defender o direito à vida do feto só se faz de uma forma: sacralizando a vida do feto, de maneira a que este feto, não formado e com um grau de consciência ínfima, não só já não é visto tal qual mas pelo que pode chegar um dia a ser, com uma carga de significado que não existe e vem portanto do futuro, como também separando tudo isto da própria mãe. O futuro do feto existe e dá significado e valor a este independentemente de sua mãe, da liberade e da vontade desta. Na verdade, e ao contrário do que quer dar a entender Sarsfield Cabral, se fosse somente o estágio do nosso conhecimento racional e a parafernália tecnológica que o acompanha a base da nossa valoração do feto (e isto não é o meu desejo) a vida deste nunca poderia valer mais, e perdoem-me os mais suceptíveis pela minha clareza, que a de um rato de laboratório. Enfim, por detrás do discurso ético do não sempre a religião, e da antiga, daquela que não só busca dirigir a vida de quem a escolhe mas também a de todos os demais.

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